terça-feira, 9 de setembro de 2014

The New York Times e Hank Zanoli: o jornal omite que o holandês que salvou um judeu do nazismo tem parentes em Gaza que davam abrigo a terrorista do Hamas

O NYT conta a história de Henk Zanoli, um holandês que arriscou sua vida para salvar um menino judeu durante o nazismo, em 1943, e que teve parte de sua família morta em uma ação israelense em Gaza 71 anos mais tarde.

No 20 de julho, um ataque aéreo israelense derrubou uma casa na Faixa de Gaza, matando seis dos parentes do sr. Zanoli. Sua sobrinha-neta, uma diplomata holandesa, é casada com um economista palestino, Ismail Ziadah, que perdeu três irmãos, uma cunhada, um sobrinho e a primeira esposa de seu pai no ataque.  

Zeyada/Ziadah afirmou que nenhum de seus parentes era terrorista e o NYT repete esta afirmação, sem publicar um fato inconveniente para Zeyada, Zanoli e para a própria linha editorial do jornal: a família dava abrigo a um conhecido terrorista.

Eis aqui o relatório da ONG Palestinian Center for Human Rights:
Por volta das 14:00, um avião de guerra israelense lançou um míssil contra uma casa de 3 andares pertencente a Jameel Sha'ban Ziada, no qual 20 pessoas vivem, no campo de refugiados de al-Boreij. A casa foi destruída e 6 membros da família, incluindo duas mulheres, uma criança, e um convidado foram mortos: Jameel Sha'ban Ziada, 53; Yousef Sh'aban Ziada, 43; 'Omar Sha'ban Ziada, 32; Sha'ban Jameel Ziada, 12; Muftiya Mohammed Ziada, 70; Bayan 'Abdul Latif Ziada, 39; e Mohammed Mahmoud al-Maqadma, 30.   

E aqui está Muhammad Mahmoud al-Maqadma, o "convidado":

 
Ele era um membro das Brigadas al-Qassam, do Hamas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário