segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Primeiro-ministro da Autoridade Palestina diz que, apesar da guerra, ainda há um excesso de alimentos e medicamentos em Gaza; ele acusa o Hamas de desviar a ajuda humanitária

Rami Hamdallah ( رامي حمدالله ), primeiro-ministro da Autoridade Palestina e presidente da Universidade al-Najah, em Nablus, diz que não existe um governo de unidade entre Hamas e Fatah e que mesmo depois da guerra ainda há um excesso de alimentos e medicamentos em Gaza, mas que toda a ajuda humanitária é controlada pelo Hamas, que a distribui apenas entre alguns grupos. 


Nós, no governo, temos informações de que muita ajuda [humanitária] não chegou aos necessitados. Grande parte da ajuda foi guardada em depósitos e ainda não foi distribuída -- e quando é distribuída, ela só chega a grupos específicos, e não a todos os palestinos. Mas as quantidades [de ajuda] trazidas para Gaza são muito grandes.
Ainda há um excesso de produtos alimentícios na Faixa de Gaza. Os medicamentos trazidos para Gaza são muito mais do que o necessário.  Eu estou te dizendo: agora há mais medicamentos em Gaza do que na Cisjordânia. 
Neste momento eu digo: o governo de unidade palestino, que todos estão saudando e tentando fortalecer, não controla o que entra em Gaza.
Como eu disse, há ministérios onde não temos controle nenhum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário