sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Jornal palestino traz moeda emitida por banco judaico como prova de que existia uma identidade árabe-palestina antes de Israel

Do jornal Ma'an:
"Em mercados em toda a Palestina histórica, turistas podem comprar moedas antigas e cédulas estampadas com a frase "libra palestina."  
As cédulas muitas vezes pegam os visitantes desprevenidos, como um lembrete de um mundo que existia antes da divisão da pátria palestina em 1948.
De fato, a libra palestina desmente o muitas vezes repetido mantra sionista de que a Palestina era uma "terra sem povo para um povo sem terra", já que demonstra a existência de uma moeda comum utilizada em todo o Mandato Britânico da Palestina por quase 30 anos por muçulmanos, cristãos e judeus.  
A libra palestina é um lembrete incomodo para muitos israelenses que uma sociedade cosmopolita e tolerante prosperou na Palestina antes de seu desmembramento e exílio pelo emergente Estado de Israel."

cédula acima, que ilustra o artigo do Ma'an foi emitida pelo Anglo-Palestine Bank Limited.
O banco Anglo-Palestine foi formado em 1902, como uma subsidiária do Jewish Colonial Trust, criado no Segundo Congresso Sionista, em 1899.

De acordo com a Wikipédia, "o banco abriu sua primeira filial em Jaffa, em 1903, sob a gestão da Zalman David Levontin. Suas primeiras transações incluíram a compra de terras, importações e obtenção de concessões. 
Filiais foram abertas em Jerusalém, Beirute, Hebron, Safed, Haifa, Tiberias e Gaza. O banco Anglo-Palestine ofereceu empréstimos para a associação Ahuzat Bayit, que construiu o primeiro bairro de Tel Aviv ... 
Durante a Segunda Guerra Mundial, o Banco Anglo-Palestine ajudou a financiar o estabelecimento de indústrias que fabricavam suprimentos para o exército britânico. Após a fundação do Estado de Israel, o banco ganhou a concessão para emitir novas notas. Em 1950, o banco passou a se chamar bank Leumi leYisrael (Banco Nacional de Israel)."

A nota que ilustra o artigo é, na verdade, a primeira moeda de Israel, usada por quatro anos, até que a lira israelense foi criada para substituí-la. 

Os libras palestinas anteriores, que eram emitidas pelos britânicos - nunca pelos árabes - também contavam com escritos em hebraico. Esta cédula em particular continha a imagem da chamada Kever Rachel - um santuário judaico onde acredita-se que a matriarca Raquel esteja enterrada:


A adoção de uma moeda especificamente Palestina foi uma medida apoiada apenas pelos judeus, a partir de 1917. Os árabes se queixaram quando as primeiras notas da Libra Palestina foram emitidas em 1927. Eles queriam manter o uso das libras egípcias, que era a moeda utilizada no local. 

A história da Libra Palestina nada mais é que a história recente dos judeus na Palestina. Logo depois, essa mesma moeda palestina se tornou a moeda israelense, enquanto os árabes-palestinos sempre a rejeitaram.


Atenção:
O Ma'an atualizou o artigo, trocando a cédula emitida pelos judeus pela emitada pelos ingleses, sem mencionar a mudança ou que os árabes da Palestina sempre se opuseram a Libra Palestina.  

Um comentário:

  1. Como eu faço para adquirir pelo menos 2 cédulas palestinas por favor me ajude

    ResponderExcluir