“Uma moeda de Shekel da Judéia do ano 66 dc, o primeiro ano da rebelião judaica contra Roma, foi vendida por um milhão e cem mil dólares na semana passada em um leilão em Nova York. As palavras em hebraico "shekel de Israel [Ano] 1" estão cunhadas na parte da frente da moeda, e "Jerusalém, a sagrada" aparece na parte de trás."
New York Post, 10 de março de 2012
"Shekel de Israel [ano] 1"
No dia 4 março de 2012, o jornal oficial da Autoridade Palestina, al-Hayat al-Jadida, descreveu a moeda como sendo uma "moeda palestina da antiguidade" que é parte da "tradição cultural palestina".
A matéria do jornal ainda diz que os judeus, com sua "agenda política", tentam tirar vantagem da venda das moedas.
“Ela (a venda) é uma oportunidade para que acadêmicos judeus e ocidentais usem a revolta dos judeus contra os romanos na Palestina como uma agenda política, e para conectar esta revolta local com o estabelecimento do Estado de ocupação israelense."al-Hayat al-Jadida, March 4, 2012
"Jerusalém, a sagrada"
O jornal da Autoridade Palestina ainda afirma que a revolta dos judeus contra os romanos nos anos 66-70 dc aconteceu na "Palestina", o que é mais uma falsidade histórica. A revolta judaica aconteceu na terra da Judéia.
A moeda romana cunhada depois que os romanos destruíram o Templo, no ano 70 dc, em homenagem a vitória romana, foi inscrita com as palavras "Judea Capta", que significa "[a terra da] Judéia está capturada."
"Judea Capta"
Nenhum comentário:
Postar um comentário