quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Chuvas causam inundação em Gaza e palestinos inventam uma represa que não existe para culpar Israel

Do site de notícias árabe-palestino Ma'an:
Centenas de palestinos foram evacuados de suas casas domingo de manhã depois que as autoridades israelenses abriram várias represas perto da fronteira, inundando o vale de Gaza, depois de uma forte tempestade de inverno.

Já o Wafa, o site oficial de notícias da Autoridade Palestina, vai mais além e acusa Israel de estar bombeando água para dentro Gaza:
Na noite passada, autoridades israelenses bombearam grandes quantidades de água da chuva para a Faixa de Gaza, causando o afundamento de dezenas de casas da vizinhança, de acordo com testemunhas e fontes de mídia.

A notícia foi repetida sem nenhuma checagem de fatos pela al-Jazira, Agence France-Presse, Daily Mail, Russia Today, Press TV e centenas de outros órgãos de imprensa.

Até uma certa Maria Moreira, que mantém um blog chamado Notícias do Mundo Islâmico, repete a mentira. Ela afirma ter dado um "curso de extensão universitária 'A Transformação da Condição da Mulher na Sociedade Árabe Através do Alcorão' na UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, direcionado para os estudantes universitários da área de Ciências Humanas". 



O único problema é que não há nenhuma represa no local. 

De todas as organizações mencionadas aqui, apenas a al-Jazira reconheceu a mentira (a AFP simplesmente apagou as notícias sem se retratar ou assumir o erro):
Artigo retirado, 25/2/2015.
Nota do Editor: Uma versão anterior desta página hospedava um artigo que dizia que Israel tinha, sem aviso, aberto várias barragens, o que resultou na inundação de uma parte de Gaza.
Isso era falso.
No sul de Israel não há represas do tipo que pudessem ser abertas.

Agora só falta a al-Jazira se retratar por isso, isso, isso, isso, isso, isso, isso... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário