quinta-feira, 17 de julho de 2014

Hamas rejeita cessar-fogo e GloboNews noticia como se Israel tivesse rompido o acordo; jornalista egípcio abertamente anti-Israel mostra ser menos parcial e critica o Hamas


Título da matéria da GloboNews omite do telespectador que o Hamas rejeitou o cessar-fogo proposto pelo Egito, que continuou atacando, e dá a entender que Israel rompeu o acordo logo após aceitá-lo. 


E assim foi como o jornalista egípcio Osama Mounir comentou o mesmo acontecimento:
(Exibido no canal Mehwar) 



Ontem o Hamas declarou oficialmente que rejeitou a iniciativa egípcia de cessar-fogo. E hoje nos surpreendeu novamente ao trazer 10 condições para aceitar a iniciativa. 

Ficará gravado nos anais da história que quando o Egito propôs um cessar-fogo, Israel concordou e os EUA acolheram [a proposta], assim como a Europa. Todos apoiaram a iniciativa egipcia, exceto vocês. 
O que vocês querem?

Vamos ver o que nossos irmãos -- desculpe, nossos irmãos distantes -- exigem. Em princípio... eu nem sei como chamar esse...
Pessoas estão sendo mortas e vocês fazem exigências: "Se vocês não nos derem o que queremos, o povo palestino pode ir para o inferno. Não nos importamos com quantos palestinos venham a morrer"

Exigência número 1: A construção de um porto sob supervisão internacional. 
Na realidade, o que o Hamas está dizendo é: se vocês querem que a gente pare de atirar, e se vocês querem por um fim a matança dos bons e miseráveis palestinos, construam um porto para nós.  
Isso é ótimo! 

Exigência número dois: A construção de um aeroporto internacional. 

Exigência número três: O cerco de Gaza deve ser completamente abandonado -- e bens como cimento e outros produtos devem ter a entrada permitida.
O fim do cerco é uma exigência razoável [fato: o Egito também proíbe a entrada em Gaza de materiais que podem ser usados para o terrorismo], mas exigir um porto e um aeroporto agora, enquanto as pessoas estão morrendo...

Vamos continuar. 

Próxima exigência: o fim da interferência em assuntos palestinos, incluindo eleições, governo, e por aí vai.

Estes são assuntos internos entre o Hamas, Fatah e a Autoridade Palestina.
Como isso pode ser relevante para as pessoas que estão morrendo agora?!
Eles também exigem que os agricultores tenham permissão para cultivar áreas próximas a fronteira, e que a pesca seja permitida até 10 km da costa de Gaza.

Em seguida eles exigem que o povo de Gaza tenha permissão para visitar a mesquita de al-Aqsa, e que as pessoas que foram presas recentemente sejam libertadas... É óbvio que vocês estão se referindo a sua própria gente, certo?

E agora estamos nos aproximando da maior catástrofe. Antes de ir para a exigência nove, vamos para a número dez: A força aérea sionista deve ser impedida de voar sobre Gaza. 
Vão sonhando! Israel nunca aceitará isso.

Aliás, eu não apoio Israel. Que Israel seja incendiado com gasolina suja! -- me perdoem a expressão. Essa gente merece ser queimada. Mas hoje, ó Hamas, nos encontramos numa situação onde temos dezenas de funerais, dia sim, dia não... 
Quando 211 inocentes morrem [ele conta terroristas mortos como inocentes], vocês não podem fazer exigências.

Em seguida eles exigem a abertura total de Rafah (fronteira com o Egito). Isso é ótimo!
Eles querem abrir a fronteira sob sua própria supervisão, sob a supervisão de um "país amigo" e de outro país árabe escolhido pelo Hamas. Vocês enlouqueceram?! 
Por que vocês não vêm aqui [no Egito] e tomam a praça Tahrir?! Vocês não querem o prédio governamental Mogamma também?!

Ouçam a minha proposta: Podemos construir uma pirâmide de plástico e vocês podem transformá-la em uma armadilha para turistas. Talvez vocês também queiram um rio Nilo com alguns barcos...

Vocês estão sonhando?! Por que deveríamos entregar [o controle de] Rafah para vocês?! Por que eu deveria abrir minha fronteira para vocês?!  
Será que não há soberania egípcia sobre nossas terras e fronteiras?!

Eu fiquei verdadeiramente surpreso com essas exigências. Depois dessas dez exigências do Hamas eu fiquei esperando uma décima primeira: restituir Mohammed Morsi (presidente egípcio deposto) na presidência. E por que não?!
Alguém que diz tais coisas deveria estar em um hospício, Isso é perturbador.

Quem quer que fruste a iniciativa egípcia será responsável pelo sangue palestino.
Permita-me repetir isso: quem quer que fruste a iniciativa egípcia será responsável pelo sangue palestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário